CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

terça-feira, 6 de outubro de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

         
"ASSOVIAR E CHUPAR CANA" (Lc 16, 9 - 15).
                                                Pe. Natalício.

                                                            Na minha infância, em Minas Gerais, ajudei meus pais nos trabalhos. Cresci trabalhando. O trabalho é a melhor escola. Meu pai tinha engenho de fazer rapadura. Plantava cana nas margens dos córregos. No tempo da "moagem" era um sufoco. Cortava a cana no facão. Jogava as folhas para as vacas leiteiras. Transportava os feixes de cana e os amontoava junto do engenho. Eram três moendas feitas de madeira grossa. Essas moendas eram obras de arte do meu avô e Padrinho de batismo (pai do meu pai). A moenda do meio tinha uns dentes (de madeira) que rodavam as moendas laterais (uma de cada lado). A moenda central era movida por uma junta de bois (lampião e marques).
                                                          Meu pai ficava de um lado. Eu ficava do outro. Meu irmão Miguel (Miguelinho), tocava os bois. A gente levantava de madrugada, na marca das 7 estrelas. Minha mãe levava uma baciada de bolo de fubá assado no borralho. Era uma soneira danada. Mas era muito bom tomar uma canecada de garapa.  Era melhor ainda chupar a cana.
                                                          Meu pai descascava com o canivete e colocava dentre de uma "cuia". Era uma festa para a criançada.  Naqueles momentos eu pensava que iria conseguir assoviar e chupar cana ao mesmo tempo. Eu já tinha escutado esta frase. Meus tios diziam que não dava. Essa expressão era pra dizer que temos que fazer certas opções entre uma coisa e outra. Viajar ou não viajar. Dormir ou não dormir.  Casar ou não casar...  Jesus já tinha nos avisado sobre isso. "Não dá para servir a dois senhores" (Lc 16, 13).
                                                           Não dá pra servir a Deus e ao dinheiro. Dinheiro? Que trem bom! Bom demais sô! Mas não podemos, nem devemos ser escravos dele. Servidor, devemos ser só de Deus. Devemos utilizar-nos do dinheiro para servir a Deus. Devemos aproveitar dos bens materiais para fazer a vontade de Deus. "Seja feita a Vossa Vontade aqui na terra como no céu". Tenho visto algumas pessoas que se tornaram escravas do dinheiro ou das coisas materiais. Que loucas!!! Devemos ser "gulosos" pelas coisas de Deus.
                                                           Devemos dar preferência para as coisas do Alto. O resto vem por acréscimo. Quem vive apegado ao dinheiro e às coisas materiais terá uma morte muito sofrida. Deve ser muito triste ter que abandonar todas as coisas e partir para uma existência eterna, cuja preparação não foi feita. Como será essa nova etapa da existência? Parabéns aos que estão mais e mais apegados nas coisas de Deus e, usam, com sabedoria, o dinheiro, para conquistar a Felicidade Eterna... Oremos....
 

ORAÇÃO:
 

Ó Deus, ensinai-nos a não sermos escravos do dinheiro!
Ensinai-nos a usar nossos bens para Vos servir!
Fortalecei-nos na partilha da fé e dos bens que temos!
Não queremos ser escravos de nada e de ninguém além de Vós!
Conservai-nos nesse santo propósito!
                                                         AMÉM!        

Nenhum comentário:

Postar um comentário