CANAL VOCACIONAL. Veja os nossos vídeos no Youtube!

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

MENSAGEM DIÁRIA Pe. NATALICIO.

       
  "DEFINIÇÃO DE TROUXA" (Jo 2, 13 - 22)
                                              Pe. Natalício.



                                                                                   Padre João Braz de Aviz, foi meu Reitor, Confessor e Diretor Espiritual. Hoje é Arcebispo de Brasília. Quando entrei para o Seminário Diocesano de Apucarana, em 1975, Padre João era Pároco desta Paróquia de Marilândia do Sul. Foi com ele que fiz o meu primeiro Estágio Pastoral. Foi ali na Água do Jacutinga, município de Califórnia.
                                                                                   Era um tempo de muita chuva e as estradas não eram boas. Quanto sofrimento! Padre João que era fumante, estava na luta para abandonar esse vício terrível.  Para ter forças na batalha ele contava histórias engraçadas. Foi assim que ele fez-me essa pergunta. "O que é um cigarro?" Tentei dar minhas explicações.
                                                                                    Mas ele não esperou muito e disse. "Cigarro é um rolinho de papel ou de palha com fumo dentro e que tem uma brasa de fogo de um lado e um trouxa do outro". Falou isso e caiu na gargalhada. Eu também ri demais. Sabia que trouxa era um punhado de roupas amarradas numa toalha para lavar ou para levar em viagem. Lembro-me da minha mãe e minhas irmãs carregando enormes trouxas de roupas para lavar no córrego.
                                                                                   Aprendi também que "trouxa" é um apelido pejorativo usado para xingar pessoas sem inteligência, lerda, sem criatividade ou idiota. Quando o Padre João fez a definição de cigarro e comparou o fumante como um trouxa, fiquei pensando naquilo que Jesus fez no Templo em Jerusalém. Expulsou os exploradores do Templo. Não aceitou que profanassem a Casa de Seu Pai (Jo 2, 13 - 22).
                                                                                   Acho muito interessante as pessoas não fumarem dentro da Igreja. Belo respeito. Mas continuam profanando o Mais sagrado dos Templos: o nosso corpo. A Bíblia diz que "somos imagens e semelhança de Deus". Ele nos criou assim. A Bíblia ainda afirma que "somos TEMPLOS DO ESPÍRITO SANTO". Dá para entender essa hipocrisia?
                                                                                 Não fumam dentro da igreja de pedra e de cimento, mas enchem os pulmões de nicotina, de fumaça venenosa! Como podem receber o CORPO DE CRISTO na mesma boca que fuma, que fede fumaça, envenenada pela nicotina? Devemos ter muito cuidado com os templos onde nos reunimos para louvar a Deus, ouvir sua Palavra, receber os sacramentos e encontrar os irmãos e irmãs. Mas devemos ter o mesmo respeito, ou até mais, com o nosso corpo que é Imagem Viva de Deus Pai. Pensem nisso e vamos santificar melhor o Templo da Santíssima Trindade.....  Rezemos!


 
ORAÇÃO:

Ó Deus, criaste-nos à Vossa Imagem e Semelhança!
Quiseste habitar dentro de nós e tornar-nos, Vosso Santuário!
Ensinai-nos a respeitarmos todas as Vossas Habitações!
Obrigado por habitar entre nós, nas Capelas ou Catedrais!
Obrigado por habitar em cada Pessoa Humana!
Ajudai-nos a santificarmos todas as Vossas Moradias!
                                                                             AMÉM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário